domingo, 16 de junho de 2013

Plano de Aula de Matemática



Plano de Aula
Disciplina: Matemática

Público Alvo: 6º Ano/ 5º Série do Ensino Fundamental

Aulas Previstas: 2 semanas ou 12 aulas

Tema: Sistema de Medidas

Conteúdos 
·         Comprimento, massa, capacidade 
·         Sistema métrico decimal 
·         Transformação de medidas de comprimento

Objetivos Gerais: Desenvolver habilidades de compreensão o sistema métrico de medidas.

Objetivos Específicos
·      Compreender a estrutura do sistema de numeração decimal
·      Compreender  a necessidade de adição de unidades padronizadas
·      Conhecer os múltiplos e os submúltiplos das unidades de medidas
·      Efetuar transformações de medidas

Justificativas
Capacitar os alunos para que eles contemplem as habilidades, desenvolvidas a propostas com os objetivos específicos.

Procedimentos Metodológicos
1)      Leitura Individual e compartilhada do enunciado do problema e da figura:
a)      Levantamento de hipótese (interpretação por meio da observação, com intervenção do professor)
b)      Registro das conclusões observadas pelo aluno
2)      Despertar a curiosidade do aluno com o texto “História do metro”.
3)      Calcular a transformação de medidas, de acordo com o enunciado e a figura representada.
4)      Retomada dos conceitos não contemplados – Construção da tabela dos múltiplos e submúltiplos das unidades de medidas- Multiplicação e Divisão de decimais ( Deslocamento da vírgula.
5)      Contextualização do conteúdo em situações  problemas do cotidiano e atividades de aplicação diversas.
6)      Socialização das atividades desenvolvidas.
7)      Registros das mesmas.

Recursos Materiais e Tecnológicos
·         Régua, metro, trena, como instrumento de medidas em diferentes objetos
·         Vídeo aula do tele curso 2011
·         Tabela dos múltiplos e submúltiplos
·         Data Show
·         Vídeo da história do metro do caderno do professor 5º Série / 6º Ano volume  2 pág. 41
·         Material dourado
·         Caderno do professor e do aluno
·         Livro didático

Professora: Gabriela Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário